Características
A necessidade de utilização de uma segunda bateria a bordo, está a tornar-se cada vez mais comum, na medida em que essa bateria poderá evitar que a bateria principal se esgote e perca a capacidade de arranque, surgindo como uma solução segura e fiável.
No entanto, a bateria secundária necessita de ser carregada regularmente. E aqui, nesta situação, a Mastervolt apresenta como solução de isolamento de bateria o isolador de baterias Charge Mate Pro 40, que permite a ligação entre as duas baterias durante a carga mas, mantém-nas isoladas durante a descarga.
O Charge Mate Pro 40 torna possível a distribuição da corrente do alternador ou do carregador, eficazmente por ambas as baterias (arranque e serviço), conectando-as durante a carga e isolando-as enquanto perdem carga, reduzindo substancialmente o risco de descarga completa da bateria de arranque.
Este isolador de bateria, da Mastervolt, oferece uma vantagem adicional face à restante gama Charge Mate e que passa pela existência de um relé mecânico de carga que limita a corrente de carga à bateria secundária a 40 A e que desta forma, garante que a bateria principal (arranque) seja carregada com prioridade sobre a secundária.
A corrente de retorno é automaticamente bloqueada, mesmo quando a bateria secundária possui uma voltagem mais elevada. É possível criar uma função de arranque de emergência ao se conectar um comutador opcional.
Relés de carga de corrente limitada são utilizados regularmente na indústria automóvel. Enquanto a bateria de serviço carrega, a corrente de carga é limitada para níveis de emissão de gases que estejam de acordo com o padrão Europeu de Emissões – Euro 5/6
No setor Marítimo, um exemplo da aplicação do Isolador Charge Mate Pro 40 é o da ligação de um propulsor de proa a uma bateria de serviço em que, o Charge Mate Pro 40 garante que a bateria de serviço seja sempre carregada em primeiro lugar. O bloqueio da corrente de retorno da bateria do propulsor assegura que esta bateria se mantenha carregada e ajuda a reduzir perdas de energia na rede elétrica existente a bordo.
FUNCIONALIDADES
• Ligações eletrónicas de carga com perda de voltagem muito baixa
• Torna o carregamento de duas baterias um processo eficaz
• Corrente de carga da bateria secundária limitada a 40 A
• Elevada fiabilidade de sistema que dá prioridade de carga à bateria principal
• Bloqueios unidirecionais devolvem corrente em todas circunstâncias, reduzindo perdas de energia da rede elétrica instalada
• Ideal para todos os tipos de carregadores de baterias e alternadores
• LED’s indicadores de estado
• Eletrónica protegida com uma cobertura IP67, resistente a corrosão e com dissipadores de calor em alumínio
• Instalação rápida e simples
Principais Características:
GERAIS
• Funções de comutação remota: on, off, auto, apoio de arranque
• Monitorização: LED (avisos e indicação de estado)
• Corrente de saída: limitado a 40 A
• Número de tomadas da bateria: 2
• Tensão de entrada: 9-32 V
• Configuração paralela: sim
• Voltagem da bateria: Deteção automática de 12/24 V
• Dimensões (hxlxd): 157 x 140 x 80 mm
• Peso: 0,88 kg
• Aprovações: CE
TÉCNICAS
• Possibilidades de conexão: 3 x conectores fast on (interruptor, terra e status) | interruptor: para uma chave opcional ON-OFF-ON para operação remota | status: para um indicador de LED opcional
• Consumo de energia: interruptor aberto: <1 mA a 12/24 V DC
• Tipos de bateria: todos os tipos
• Tensão on: 13,5 V (12 V) / 27 V (24 V)
• Delay on: 5 seg.
• Tensão off: 12,75 V (12 V) / 25,5 V (24 V)
• Delay off: 2,5 seg.
• Relé: Eletrónico (MOSFET com queda de baixa voltagem no máximo de 0,2 V)
• Temperatura (temperatura ambiente): -40 ° C a 60 ° C
• Grau de proteção: IP65